domingo, 24 de abril de 2011

BMW e30

Historial
O e30 é um carro executivo compacto produzido pela BMW. Foi o sucessor do BMW e21 em 1982 e foi substituído pelo BMW e36 em 1990. A BMW continuou a produzir os e30 descapotaveis  ate 1993. O Touring permaneceu em produção até 1994. O M3 descapotavel nunca foi oficialmente colocado à venda na América do Norte, era oferecido apenas para o mercado europeu.

O BMW M3 foi introduzido primeiramente na carroçaria E30. Uma versão ampliada da suspensão dianteira E30 e o drivetrain do E30 325i foram usados no roadster Z1 BMW.

O E30 3-Séries foi produzido em quatro estilos de carroçaria, uma berlina de quatro portas, um sedã de duas portas, uma propriedade de cinco portas (comercializado como o "turismo"), e um conversível de duas portas. Um cabrio Baur também estava disponível. O 325ix foi produzido a partir de 1988 a 1991, e contou com todas as rodas motrizes. Ele esteve disponível como duas portas (bar) ou um quatro portas (sedan) e de turismo. O BMW M3 utilizada uma variação ampliado e fortemente remodelado e remodelação da carroçaria 2 portas.

A principal característica distintiva dos modelos BMW E30 produzidos para o mercado norte-americano em 1984-1987 estão a frente alongada / pára-choques traseiro de alumínio. Esses amortecedores são comumente conhecidas como "placas de mergulho." Em 1988, os amortecedores de alumínio anodizado foram encurtados pela revisão da cobertura / embaladores e encurtamento dos choques. Em 1989, os amortecedores de alumínio foram substituídas com corpo mais curto, pára-choques de plástico colorido.

Os carros eram movidos por uma série de 4 cilindros em linha (BMW M10, BMW M40, BMW  M42) e 6 cilindros em linha (BMW  M21 e M20) motores, com potência a gasolina e diesel. Torque de saída para as gamas de motores de 140 N • m (100 lb ft) de torque para o L 1,8 (1766 cc) do motor de 4 cilindros, de 230 N • m (170 lb ft) de torque a partir da L 2,7 (cc 2693) 6 cilindros a gasolina. O E30 BMW M3 foi equipado com uma alta rotação do motor 4-cilindros (S14 BMW) que produzia 235 cv (175 kW; 238 PS), na sua iteração final europeia só.

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